ufsm

Pesquisa analisa impactos da pandemia na mobilidade urbana

18.406

O cenário de mobilidade urbana mudou desde o início deste ano em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Em Santa Maria, por exemplo, com a redução do volume de passageiros no transporte urbano coletivo, principalmente pela suspensão das aulas presenciais, o número de ônibus disponíveis para a população também diminuiu.

MEC muda para 1º de março a retomada das aulas presenciais nas universidades federais

Com objetivo de compreender essa nova realidade, pesquisadores do Laboratório de Mobilidade e Logística (Lamot), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), realizam o estudo "Impactos da pandemia nos padrões de deslocamento". Conforme o coordenador da pesquisa, o professor Alejandro Ruiz Padillo, do Departamento de Transportes da universidade, já foi possível observar que os padrões de mobilidade da população mudaram com a pandemia - o modo de transporte utilizado, a rotina e o deslocamento.

- O planejamento de mobilidade urbana é feito com previsões a partir dos padrões. Com essas mudanças, os futuros padrões podem mudar muito, e pode ser que esses hábitos continuem depois da pandemia - observa o professor.

Mensalidade em escolas particulares terá reajuste médio de 3,5% em 2021

Conforme o pesquisador, entender essas mudanças auxilia na criação de propostas e soluções para problemas que existem e que possam surgir. Atualmente, a pesquisa está na etapa de coleta de dados, que, em seguida, serão analisados. Segundo a mestranda em Engenharia de Produção da UFSM e integrante do Lamot, Letícia Oestreich, moradores de qualquer cidade podem participar da pesquisa. Para isso, basta responder ao questionário disponível via formulário no site. O estudo é coordenado por Padillo e tem participação dos estudantes Jéssica da Silva Vieira, Eloísa Moura Somavilla, Victória Nunes Ramos, Paula Sandri Rhoden, Leonardo de Almeida Pavinato, Victória Pilar Saldanha.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

MEC altera cronograma, e Prouni e Fies terão inscrições antes da prova do Enem Anterior

MEC altera cronograma, e Prouni e Fies terão inscrições antes da prova do Enem

MEC muda para 1º de março a retomada das aulas presenciais nas universidades federais Próximo

MEC muda para 1º de março a retomada das aulas presenciais nas universidades federais

Educação